O Dr. José Maria Viana Pereira, nasceu no dia 26.11.1965, em Fortaleza-CE, teve uma infância não muito diferente como a de milhares de nordestinos.Após concluir o ensino médio, foi fazer o vestibular em São Luis do Maranhão para o curso de medicina, o curso mais concorrido nesse época, longe das facilidades de hoje, como a vigência de políticas públicas, facilitando o ingresso do aluno numa faculdade, como o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), SISU, PROUNI, FIES, ele passou, estudou muito, formou-se pela Universidade Federal do Maranhão e chegou até a cidade de Penalva-MA, no administração do ex-prefeito Roberto Mendes em 1993, que estava procurando um médico para suprir as demandas do Hospital Municipal Jesus de Nazaré, aconteceu que ele foi apresentado para uma conversa com o então prefeito para trabalhar em Penalva, numa época em que o município contava apenas com o fundo de participação e outros poucos recursos para ser administrado com gastos também em outros setores e os médicos não queriam trabalhar no interior, salvo com salários exorbitantes.Mas o Dr. Zé Maria, após esse diálogo, topou as condições apresentadas por Roberto Mendes e passou a medicar no Hospital Municipal Jesus de Nazaré diuturnamente, enfrentando todo tipo de situação médica e, quando ele não tinha como resolver, o paciente era encaminhado para o Socorrão num carro da prefeitura dirigido por Frend Martins ou Gerson Serra.O município tinha instalado uma Casa de Apoio em São Luis para as pessoas carentes se alojarem mantida pela prefeitura.Muita gente quando não tinha onde ficar na capital para poder acompanhar paciente internado ou fazer tratamento de saúde, tinha essa alternativa.
Mas o tempo foi pasando e o Dr. Zé Maria foi ganhando a simpatia e confiança da população penalvense a ponto de em certas ocasiões, o paciente fazer opção para se atendido por ele numa demonstração de total confiança devido ao seu exímio trabalho.
Atualmente, além do Hospital de Penalva, também, ele trabalha por plantão em São João Batista e no seu Consultório Particular Aliança localizado na Rua Babaçu n.° 21 Beira-rio, telefone +55 98 8177-8931 para agendamento de consultas informado no ato da ligação o horário de segunda a sexta-feira.
” O Dr.José Maria me ajudou muito, não foi somente um médico, foi um amigo que encontrei, sou grato a esse grande médico que eu trouxe para Penalva” disse Roberto Mendes.
Todavia, 32 anos se passaram, hoje o Dr. Zé Maria é um homem realizado, tem residência fixa em Penalva, casado com Adriana Silva Pereira, com a qual teve um casal de filhos bonitos, Vitória Gabriela de 10 anos e Enzo Gabriel 8 anos, um prédio valioso na Beira-rio, casa em São Luís, em Penalva, mas nunca quis deixar esta cidade, mesmo em ocasiões em que teve que trabalhar em outro município, permaneceu morando em Penalva.Deixamos aqui nosso reconhecimento a esse grande médico mais penalvense que cearense pela convivência pelos bons serviços prestados como médico, como pessoa amiga e acolhedora.
Flores esmagadas pelo chão Poluição no ar


Era domingo. Os meninos da minha rua davam longas risadas um olhando para o outro ao verem um palhaço suspenso numa perna de pau que não tinha mais tamanho; Já por outro lado, alguns meninos pintados nas suas faces para poderem ganhar seus ingressos teriam que acompanhá-lo na maior algazarra do mundo. E repetiam a corriqueira frase de palhaço :Hoje tem espetáculos?
Será realizada dia (21-fev-2025), a Sessão Solene de abertura dos trabalhos da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Penalva, a qual tem como presidente a vereadora Luana Alves de Morais ( Luana da Colônia Z-23), marcada para esta sexta-feira no plenário João Fonseca às 19h30, dando início aos trabalhos ano 2025 e, logo após essa solenidade, haverá a 1.ª Sessão Ordinária com pauta já definida. O atual Poder Legislativo conta com bons vereadores, alguns de mandatos anteriores com experiência e todos evidentemente ajudarão aprovar os projetos prioritários para Penalva, parlamento esse, representado pelos edis: Luana Alves de Morais, jeane da Pesca, Franciedno, Luara de Zé Roberto, Rosinha Lancheira, Simas Neto, Elias Penha, James do Fórum,Thiago Teixeira, Naldinho da Pesca, Ígor, Nonato Cueca e Cenil.

Penalva é um município brasileiro do Estado do Maranhão, com notáveis fatos ocorridos na vida do seu povo, necessários ao conhecimento escolar, na melhor forma didática e pedagógica de ensino. Conta-se, em sua história republicana, com dois filhos que chegaram ao governo do Estado. Esta narrativa é para resgatar e promover a evolução da cultura histórica, política e literária desta terra:
Nascido em Penalva, na Fazenda Descanso, em 25.07.1855, filho de José Mariano da Cunha Magalhães, época em que este trabalhava na administração do Engenho de Sansapé, na companhia de Jesuítas e Escravos africanos. Formado em direito em Recife, foi nomeado promotor da comarca de Viana-MA., juiz, desembargador, presidente do Tribunal de Justiça e Governador do Maranhão, no período de Março a Novembro de 1.902. Entre outros, era irmão, mais novo, de Celso Magalhães, jurista, promotor e escritor, e pai de dois vianenses ilustres, Antônio Lopes da Cunha e Raimundo Lopes da Cunha.
